O progresso chegava não somente à sede do distrito, Viadutos se expandia, surgindo fortes comunidades no interior, aonde iam se instalando os bravos imigrantes que chegavam, trazendo na bagagem de retirantes a saudade do que já haviam construído e o anseio pelo recomeço, queriam plantar para a sobrevivência e implantar a sua sabedoria, cultivar suas tradições, seus costumes e alimentar seus sonhos. De início foi uma vida muito dura, cheia de aventuras, mas apesar de tudo os primeiros colonizadores eram corajosos e determinados e aos poucos iam produzindo riquezas, transformando a terra, construindo o progresso e criando raízes profundas de cultura, amizade e paz.
Os imigrantes eram pessoas de muita fé, reuniam-se para rezar o terço. Em cada comunidade surgia uma capela e em 1934, na sede, foi fundada a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sendo o vigário o Padre Fidelis Wilhelm e hoje o Padre Valdemar Zampelini.
Em março de 1938, o então povoado de Viadutos foi elevado a categoria de vila. A primeira escola criada no município foi uma escola particular, conhecida como Colégio das Irmãs. Em 1939 passou para a responsabilidade do estado com a denominação de Grupo Escolar da sede e bem mais tarde em homenagem à primeira professora que aqui lecionou, recebeu o nome de Escola Estadual de 1º Grau Amábile Barberini.
Hoje a situação político administrativa de nosso município é representada pela Câmara de Vereadores, executivo sendo o prefeito O Sr. Eduardo nicheti e vice -prefeito Celso Sperotto.. Foram prefeito de viadutos os seguintes senhores: Isidoro José Brancher, Augustin Tapia Sanches, Alvadi Munaro, Natal Tochetto, Albino Cadore, João Roque D?Ambrosi, Almeri Candido Reginatto, José David Gemelli, Antonio Dolinski, e Neri Demarco.
Conforme dados da Contagem Populacuional de 2007, Viadutos possui 5.663 habitantes, sendo que 2.570 residem na área urbana e 3.093 na área rural.
Observando Viadutos hoje, em nada lembra a antiga Vila.
Viadutos se tornou uma linda cidade emoldurada por montanhas e verdejantes florestas que parecem tocar a linha do horizonte, sendo um lugar bom para morar e viver.
Gentilico: viadutense
Segue abaixo as principais festividades do município no decorrente ano:
- 26 de Janeiro ? XIV Festa Nacional do Boi Recheado
- 26 de Abril ? Festa Italiana e Encontro de Corais ? Modesto e Nicola Taliani Contenti
- 23, 24 e 25 de Maio ? IV Expo Feira do Gado Leiteiro, Indústria, Comércio e agronegócio de Viadutos
- 28 de Maio ? Aniversário do Município
- 08 de junho ? Festa do sagrado Coração de jesus e Santo Antônio, com crisma na Igreja Matriz
- 14 a 19 de Setembro ? Semana Farroupilha
- 08 e 09 de Novembro ? 2º Rodeio Regional de Alço: Tropeiros do Sul
- 07 de Dezembro ? Festa de Nossa Senhora da Saúde e Imaculada com 1ª Eucaristia na Igreja Matriz
Fonte: Prefeitura Municipal de Viadutos
Autor do Histórico: LUIZ SÉRGIO MELO PERIN