Viajar no fim de semana para Nova Esperanca | Previsão do Tempo em Nova Esperanca | Cidades | Cruzeiros 2014-2015 | Passagem de ônibus | Passagem aérea
Viajar | Viagem | Destinos do Brasil
Página inicial do site | Aeroportos | Portos | Cidade Aleatória | Como Chegar | AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO

Tudo sobre Nova Esperança Município   Previsão do Tempo em Nova Esperança Previsão do Tempo   Rodoviária de Nova Esperança Rodoviária   Hotéis em Nova Esperança Hotéis

Imagens para Facebook

História Município Nova Esperança (PR)

Nova Esperança

Paraná - PR

Histórico

No ano de 1925, a Companhia de Terras do Norte do Paraná adquiriu do Governo do Estado do Paraná, 450.000 alqueires de terras pela quantia de 8.712 contos de réis, era Governador nesta época o Dr. Caetano Munhoz da Rocha. Nesta aquisição estavam englobadas as terras pertencentes ao Município de Nova Esperança.

No início, saíram comitivas exploradoras para começarem a colonização, e assim sendo, conta-nos o Dr. Herman Moraes de Barros:

"No meado do ano de 1928, acompanhei meu pai (Antonio Moraes de Barros), advogado e então Presidente da Companhia de Terras Norte do Paraná, em uma viagem as terras recém adquiridas do Governo do Estado do Paraná. A comitiva era composta por Arthur Thomaz, Gerente administrativo de todo o empreendimento, Engenheiro Louis Reed, Consultor técnico, Dr. Gastão de Mesquita Filho, Engenheiro construtor da então Nova Estrada de Ferro São Paulo, Heitor Machado, grande conhecedor de terras e amigo de meu pai.

Partimos de Presidente Prudente em dois fordecos e percorremos cerca de 100 Km, uma estrada com as piores condições possíveis, atingindo a tardinha as margens do Rio Pirapó, hoje denominado Porto Ceará. Cruzamos o majestoso rio em uma pequena balsa, construída por duas canoas sobre as quais existiam duas bicas que deveriam sustentar os veículos. A entrada na balsa constituiu uma verdadeira proeza dos dois motoristas, pois apesar da aspereza do terreno e precariedade do pequeno pontilhão, deveriam acertar as rodas dos veículos exatamente nas bicas, sob a pena de caírem no rio.

Do outro lado rio estava-nos reservada uma agradável surpresa, pois a estrada construída pela Companhia era de primeira ordem. Percorremos cerca de 30 km, até uma pequena derrubada na mata virgem, onde havia uma boa casa de madeira, primeira sede dos Ingleses no Estado do Paraná. A Estrada que havíamos percorrido já ostentava o seu nome tradicional de Estrada Inglesa. E a casa acolhedora, o pomposo nome de Hotel Pirapó.

O dia seguinte foi dedicado a um justo repouso e no outro dia, pela madrugada, partimos nos fordecos por mais alguns quilômetros até o acampamento da turma que estava construindo a estrada. Depois do almoço montamos a cavalo e por um picadão, verdadeiro túnel dentro da mata frondosa, percorremos cerca de três horas, uma boa distância, quando atingimos um velho picadão na direção leste-oeste. Enveredamos pelo mesmo rumo oeste. Pouco adiante a beira do picadão, as margens do Córrego Bigui, deparamos com um pequena Capela construída de tijolos toscos e coberta de sapé. Sem porta, podemos ver que la dentro havia uma imagem tosca de um Santo (Sagrado Coração de Jesus), hoje padroeiro da cidade e restos de muitas velas, que ali tinham sido acesas. Ao lado da mesma muitos níqueis, que interpretamos como dádivas de passantes que não possuíam velas para pagamento das mesmas e outros passantes que por ventura as possuíssem. Representavam assim, aqueles níqueis, a esperança de que por ali passasse uma alma bondosa que pudesse acender uma vela por sua intenção, pagando-se com níquel que ali deixava depositado.

Alguns anos depois o local ficou conhecido com a denominação de Capelinha e por isso, quando chegou a abertura da cidade, quase vinte anos depois, muito acertadamente Arthur Thomaz, manteve aquele nome para a futura cidade que então se iniciava. A nova cidade deveria nascer a 40 km além de Maringá, na direção da "Brasileira", hoje a cidade de Paranavaí."

Sabe-se que os primeiros moradores foram José Xavier de Barros, Dona Benedita Xavier de Barros (proprietários de uma hospedaria), posteriormente vieram Augusto Hengsh, seu genro João Rodrigues, Heriberto Brunning, Levi Linhares, Goldschid Heng, João Miranda, José Rodrigues, entre outros. Em 1947 chegaram de Londrina a família Fabrini, construindo a primeira Serraria, auxiliando o progresso do Núcleo.

O município de Nova Esperança começou a ser povoado no início 1948, quando vieram correntes migratórias de todas as regiões brasileiras. A povoação já existia 06 serrarias, 06 máquinas de beneficiar arroz, 02 debulhadeiras de milho, 02 fábricas de móveis, 01 máquina de café, 05 postos de gasolina, 05 oficinas mecânicas, 03 sorveterias, 28 casas de secos e molhados, 16 casas de tecidos, 22 bares, 04 barbearias, 02 tinturarias, 04 alfaiatarias, 01 fábrica de calçados, 01 funilaria, 03 restaurantes, 01 relojoaria, 02 casas especializadas em ferragens, 12 carros de aluguel, 42 caminhões de aluguel, 03 carros particular, 05 depósitos de tijolos e telhas, 01 fábrica de tubos, 06 compradores de cereais, 01 correio particular, 02 escritórios comerciais, 04 médicos, 02 dentistas e 01 engenheiro agrônomo. (Isto abrangendo todo o território de Capelinha que era composto por várias localidades).

Gentílico:

Formação Administrativa

Elevado à categoria de Município e distrito com denominação de Nova Esperança, pela Lei Estadual nº 790, de 14/11/1951, desmembrado de Maringá, com sede no povoado de Capelinha, atual distrito de Nova Esperança, constituído de dois distritos: Nova Esperança e Alto Paraná. Instalado em 14/12/1952.

Pela Lei Municipal nº 16, de 10/02/1953, são criados os distritos de Atalaia e Floraí e anexado ao distrito de Nova Esperança.

Pela Lei Estadual nº 1190, de 19/07/1953, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Alto Paraná. Elevado à categoria de Município.

Pela Lei Municipal nº 53, de 16/03/1954, é criado o distrito de Iroí e anexado ao Município de Nova Esperança.

Pela Lei Municipal nº 62, de 29/05/1954, são criados os distritos de Barão de Lucena, Cruzeiro do Sul e Uniflor.

Em divisão territorial data de 01/07/1955, o Município é constituído de sete distritos: Nova Esperança, Atalaia, Barão de Lucena, Cruzeiro do Sul, Floraí, Iroí e Uniflor.

Pela Lei Estadual nº 2512, de 28/11/1955, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Floraí. Elevado à categoria de Município.

Pela Lei Estadual nº 2548, de 26/12/1955, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Cruzeiro do Sul. Elevado à categoria de Município.

Em divisão territorial datada de 01/07/1960, o Município é constituído de cinco distritos: Nova Esperança, Atalaia, Barão de Lucena, Iroí e Uniflor.

Pela Lei Municipal nº 266, de 10/06/1960, é criado o distrito de Ivaitinga e anexado ao Município de Nova Esperança.

Pelo Lei Estadual nº 4245, de 25/07/1960, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Atalaia. Elevado à categoria de Município.

Pela Lei Estadual nº 4338, de 25/01/1961, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Uniflor. Elevado àcategoria de Município.

Em divisão territorial datada de 31/07/1963, o Município é constituído de quatro distritos: Nova Esperança, Barão de Lucena, Iroí e Ivaitinga.

Pela Lei Estadual nº 4992, de 21/12/1964, desmembra do Município de Nova Esperança o distrito de Presidente Castelo Branco, ex-Iroí. Elevado à categoria de Município.

Atualmente, a cidade possui dois Distritos Administrativos. O distrito de Barão de Lucena, criado pela Lei nº 62, de 29/05/54 e, antes de sua criação chamou-se povoado Esperança, criado pela Lei nº 790, de 14/11/51.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Esperança (PR); IBGE

Autor do Histórico: ALBERTINO FRANZONI

Hospedagem Nova Esperança - PR

Hotéis Nova Esperança PR Pousadas Nova Esperança PR Campings Nova Esperança PR Albergues / Hostels Nova Esperança PR Chalés Nova Esperança PR Spas e Resorts Nova Esperança PR

Tudo sobre Nova Esperança

  • ViajarPopulação 2010: 26.615 Habitantes
  • ViajarUnidade Territorial: 401,588 Km²
  • ViajarDensidade: 66,27 Habitantes por Km²
  • ViajarGentílico: Nova-esperancense
  • ViajarBioma: Mata Atlântica
  • Previsão do Tempo

    Descubra tudo sobre Nova Esperança, previsão do tempo Nova Esperança, localização Nova Esperança, para planejar sua viagem sem se incomodar com nada.

    Quer viajar para Nova Esperança? Aproveite todas as informações de turismo que o Viajarr.com.br possui sobre os municípios Paraná para não errar! Qual a Viagem ideal para suas próximas férias? Qual a sua próxima viagem? Dicas para viajar com segurança e tranquilidade.

    Como Chegar | Rodovias

    Mapa Rodoviário de Nova Esperança

    Publicidade

    Imagens de Nova Esperança

    Comente sobre Nova Esperança

    Conheça Nova Esperança (YouTube)

    Compartilhe o Viajarr.com.br
      Gostou? Compartilhe!

    Estado Paraná
    Página do Estado Paraná
     
    Onde se Hospedar

    Viajar para Nova Esperança
    Hotéis Nova Esperança
    Pousadas Nova Esperança
    Camping Nova Esperança
    Albergues Nova Esperança
    Chalés Nova Esperança
    Spas e Resorts Nova Esperança

    Agências de Viagem em Nova Esperança

    Destino: Nova Esperança
    Como chegar até:

    Acre | Alagoas | Amapá | Amazonas | Bahia | Ceará | Distrito Federal | Espírito Santo | Goiás | Maranhão | Mato Grosso | Mato Grosso do Sul | Minas Gerais | Pará | Paraíba | Paraná | Pernambuco | Piauí | Rio de Janeiro | Rio Grande do Norte | Rio Grande do Sul | Rondônia | Roraima | São Paulo | Santa Catarina | Sergipe | Tocantins

    Previsão do Tempo região Sul
    Curta nossa página no Facebook
    Viajarr.com.br - Todos os Destinos do Brasil

    Viajarr.com.br | © Todos os direitos reservados | Resolução mínima: 1024x768

    483-234-5678 Política de Privacidade | Contato | Viajar para Nova Esperança (PR)