O processo de ocupação fundiária foi direcionada pela empresa agrícola, desprezando a pequena e média propriedade, produzindo uma classe social de grande poder econômico, a Aristocracia do café 
 Em 08 de agosto de 1.898, nasceu o Patrimônio de Santa Maria de borebí. A ocupação foi de famílias de imigrantes italianos, espanhóis, portugueses e sírios. 
 As fazendas de café de borebí produziam um café de primeira qualidade. Os colonos tinham direito de plantar cereais entre as ruas de café e assim produzir milho para criar galinhas e porcos. Além do café havia a pecuária de leite e de corte. 
 A crise de 1.929 - 1.930, a maior crise do Mundo Ocidental, arruinou todos os fazendeiros. A II Guerra Mundial ocasionou o golpe definitivo para todos os cafeicultores. O café deixou de ser exportado. Os fazendeiros abandonaram suas fazendas e foram morar nos grandes centros urbanos para aplicar seu dinheiro na indústria ou em transação imobiliária. 
 Era o fim da aristocracia do café. Os colonos também procuraram os centros industriais para se estabelecerem como operários das fábricas, marcando a mudança econômica da nação. 
 No ano de 1.990, no dia 09 de janeiro foi aprovada a Lei número 6.645, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, criando o município de borebi, que até então era distrito do município de Lençóis Paulista.Com o processo de emancipação, borebi passou a ser município. A primeira eleição foi no ano de 1.992 e os eleitos tomaram posse no dia 01 de janeiro de 1.993, tendo como seu primeiro 
 
 
Formação Administrativa 
 
 Distrito criado com a denominação de Borebi, pela lei nº 1897, de 22-12-1922, subordinado ao município de Lençóis Paulista. 
 Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Borebi figura no município de Lençóis Paulista. 
 No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o distrito de Borebi figura no município Lençóis Paulista. 
 Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Borebi permanece no município de Lençóis Paulista. 
 
 Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1988. 
 Elevado à categoria de município com a denominação de Borebi, pela lei estadual nº 6645, de 09-01-1990, desmembrado do município de Lençóis Paulista. Sede no antigo distrito de Borebi. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993. 
 Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede. 
 Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.
 Fonte: