Pouco depois é agraciado com outra sesmaria, Bernardo Joaquim da Silva, também com meia légua em quadro, ao lado da sesmaria de Ricardo José Villanova, tendo como limite Sul e Leste o Rio Taquari.
Por essa época, já se haviam retirado para o Norte os índios "Patos", inicialmente pressionados pelos Tapes, Guanáas e Botucaraís, e pelos portugueses, que em 1764, já fundavam o hoje município de Taquari. No século XVIII, o distrito de Taquari, abrangia toda a área da bacia do mesmo rio, e portanto, Arroio do Meio.
Em 1853 foi fundada a colônia de Arroio do Meio, com elementos brasileiros e alemães. Época em que no Vale do Taquari, se organizam núcleos populacionais teuto-brasileiros. Os processos agrícolas não parecem inicialmente ter atingido grandes resultados, desde que a primeira e trabalhosa atividade era a derrubada das matas, depois a queimada, para finalmente dar início ao plantio.
Entre 1870 e 1880, grande parte das terras pertencia a Joaquim Filaho de Vargas, sendo praticamente inexploradas. Suas propriedades foram adquiridas pelos colonizadores, que logo iniciaram a penetração e o desbravamento. Dedicaram-se em especial à agricultura, cultivando milho, feijão e trigo.
A revolução de 1893 atingiu em muito pouco a localidade, somente a 1º de dezembro daquele ano, houve um tiroteio entre o Coronel Santos Filho, que perseguia os revolucionários, e um destacamento destes.
A povoação que gerou a cidade, estava assentada sobre uma modesta elevação, à margens do Rio Taquari. Situada em região de fácil escoamento para a produção local, era um porto fluvial de razoável importância. O escoamento da produção era feito para a cidade de Porto Alegre, através dos Rios Taquari e Jacuí.
Em 1922, Arroio do Meio Constituía o 4º distrito de Lajeado, contando com a freguesia de Nossa Senhora da Purificação de Arroio do Meio, criada por Provisão de 9 de Maio de 1916. Contava também com um Templo Protestante.
Os habitantes da região provinham de três tipos étnicos: descendentes de portugueses, italianos e alemães. Em 1872, chegaram mais colonos no município, a sua maioria de origem alemã, mas também de outras etnias, como italianos, portugueses e remanescentes de africanos, desencadeando assim o processo de colonização. Os italianos estabeleceram-se nas partes mais altas, que correspondem aos atuais municípios de Pouso Novo, Travesseiro, Capitão e Nova Bréscia.
O desenvolvimento da região atingiu tal incremento que, em 28 de Novembro de 1934, foi promulgado a município, constituíndo-se com o nome de Arroio do Meio, abrangendo os territórios de 4º distrito de Lajeado, partes de 5º e 7º distritos, também de Lajeado e, parte do 5º distrito de Encantado. O município foi instalado a 2 de Janeiro de 1935.
Conforme estimativa do D. E. E. de 1º de Janeiro de 1956, o município possuía 27.050 habitantes, distribuídos em uma área de 494 km². Eram 54,76 hab/Km².
CARACTERÍSTICAS
Gentílico: Arroiomeense
Data de Emancipação: 28 de novembro de 1934
Distritos: Sede, Forqueta, Palmas e Arroio Grande
Limites:
Norte: Capitão e Travesseiro; Sul: Estrela e Colinas; Leste: Roca Sales e Encantado; Oeste: Lajeado.
População: 18.079 habitantes (censo 2007)
(25% residem na zona rural e 75% na zona urbana)
Área: 153,70 Km²
(representando 0,0571% da área do RS)
Altitude: 43m acima do nível do mar
Clima: Sub-tropical úmido
Padroeira: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Eleitores: 14.207 (maio/2006)
Distâncias:
Porto Alegre - 126 Km
Lajeado: - 6 Km
Encantado - 21 Km
Capitão - 21 Km
Travesseiro - 22 Km
Rodovias de Acesso: BR 386, RS 130
- Economia
Em 2007, Arroio do Meio se consolidou pelo segundo ano consecutivo como a segunda economia do Vale do Taquari (composto por 36 municípios). Os setores de Indústria e Comércio representam mais de 60% da economia do Município.
A Agricultura cresce gradativamente, e hoje o município ostenta o 3º lugar em abate de suínos do Estado. São mais de 20 programas diferentes que dão o suporte necessário para o agricultor avançar nesta empreitada. Existem aproximadamente 1.965 propriedades agrícolas no município.
Composição da riqueza:
Agricultura Indústria Comércio Serviços e Outros Total
25,01% 51,82% 11,88% 11,29% 100%
Agricultura:
Produtos:
1.Milho
2.Soja
3.Hortaliças
4.Trigo
5.Fumo
Produção Animal:
Suínos, Aves e Bovinos
Indústria, Comércio e Serviços:
Estabelecimentos Comerciais: 341 (Atacadistas e Varejistas)
Estabelecimentos Industriais: 196
Estabelecimentos de Serviço: 86
Total: 623
Empresas e estabelecimentos que contribuem para a formação do índice ICMS.
Prestadoras de Serviços e Contribuintes do ISS: 227
- Educação
Na área da Educação, professores qualificados e comprometidos ajudam a formar cidadãos cada vez mais preparados para o futuro. A reprovação escolar diminuiu nos últimos anos e o Município foi honrado pelo Ministério da Educação com o Selo Município Livre do Analfabetismo (junho 2007) e com o Certificado de Bom Desenvolvimento Educacional pela Contribuição à Melhoria da Qualidade da Educação Básica Pública (junho 2007).
Escolas Comunitárias de Educação Infantil: 07
Escolas de Ensino Fundamental
Municipais: 13
Estaduais: 01
Particulares: 01
Escolas de Ensino Médio
Estaduais: 01
Particulares: 01
Fonte: IBGE PREFEITURA MUNICIPAL SECRETAIA DA AGICULTURA DO ESTADO DO RS
Autor do Histórico: JONES DOMINGO BIANCHETTI